Bell Pires Magia da Arte
Identidade Visual e Papelaria
Desenvolvimento de Identidade Visual e itens de papelaria corporativa.
Ano: 2020
CONCEITO:
E da terra nasce a vida, brota a semente, finca a raiz. Da conexão com o sagrado e com a ancestralidade, surgiu o reconhecimento, a percepção, o encontro e a arte. Da terra nasce a argila, orgânica, fluída e, ao mesmo tempo, firme e cheia de força. A maior complexidade e sofisticação que existe está aqui: na simplicidade e exuberância da natureza. Aquela que oferece toda a potência para nos dá força. As mãos: instrumentos de conexão, de afeto, de movimento e de criação. Com leveza, curvas e harmonia constroem uma nova forma de vida através de objetos cheios de energia da terra. A lua e sua potência de transmutar emoções, conectada com o sagrado feminino e a energia da mãe-terra.
A identidade visual do espaço e ateliê Bell Pires foi construída a partir deste conceito e escolhemos como ícone da marca duas mãos que dançam e movimentam-se como se fossem o eixo de rotação entre a lua e a terra, representando os diversos ciclos do universo. Mãos que simbolizam o fazer do artesanato e as possibilidades de criação do ser humano ao conectar-se com a natureza. No centro do ícone, a lua, que também faz vez de vaso de cerâmica, é modelada por essas mãos que também transformam os sentimentos em torno do astro das emoções. O ramo de folhas brota da semente e ele mesmo faz desabrochar as mãos que conduzem toda essa construção.
A estamparia foi desenvolvida trazendo essa conexão da lua com a terra e a influência dela em cada caminho e em cada etapa de criação, sempre conectando às energias dos elementos. Ela pode ser aplicada nas papelarias, embalagens, decoração e nos próprios produtos artesanais desenvolvidos no ateliê. A paleta de cores: laranja e marrom - essa combinação traz a referência de aterrar, do físico e da matéria; roxo e lilás - essa mistura, por sua vez, traz uma conexão com a espiritualidade. O laranja ativa a vitalidade do corpo, desperta ousadia e coragem, favorece a autoestima e a livre expressão, junto do marrom acentua a ligação com o barro e a terra, fortalecendo as raízes culturais e naturais. O lilás e o roxo ajudam a estabilizar as emoções, a dar firmeza nos propósitos, renovar as forças internas e dar vida nova, potencializa o lado espiritual. O equilíbrio dessa paleta está justamente em assentar os campos físico e espiritual, que são trabalhados nos pilares da empresa, trazendo inclusive a dualidade para o objeto central do ícone, quando está no marrom remete mais ao barro e à cerâmica, quando está no roxo remete mais à lua.